terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

O tórax, o quadril e o processo de ilustração.

 Uma das coisas que mais me chateava era  a enorme dúvida sobre uma parte especifica do corpo humano. A ligação entre o tórax, barriga e quadril. Mas ao longo de muito tempo assistindo os profissionais da área desenhando os personagens, percebi a resposta para a tal dúvida.

"Como vou saber a distancia exata entre o tórax e  o quadril?"

 Mas ainda bem que sou bem curioso e vasculhei todo o tipo de vídeo de comic-cons no qual os artista desenhavam ao vivo para a galera ver. Em um deles, o meu favorito e artista referência "Jim Lee" faz um scketch de uma personagem (Não me lembro qual) e foi aí que captei a resposta para esta questão.

 Abaixo irei mostrar como que eu faço atualmente essa determinada parte da anatomia humana. Opa! Mas quero deixar bem claro que no exemplo, estou colocando uma garota/ ou mulher mas esta regra cabe para ambos os sexos.




Nesta primeira imagem fiz um esboço da espinha e dois riscos de referência para me indicar a pose, junto é claro com o esboço da espinha. Ambos compõem uma espécie de norteamento para que eu possa dar inicio ao desenho.

À direita temos três elementos importantes! 

(A) O tórax ( AVISO: O tórax possui diferença de tamanho entre homem e mulher. O tórax feminino é menor que o masculino).

(B) A barriga/estômago: Amigos...Este é o segredo! Este circulo une a base A com a C, você pode determinar nesta área se o seu personagem é magro ou gordo. O tamanho do seu circulo irá determinar a distância entre o tórax e o quadril.

(C) O quadril (AVISO: O quadril feminino sempre é maior que o quadril masculino. Isso porque o corpo humano possui pontos de equilíbrio. O ponto de equilíbrio masculino é o toráx, enquanto o feminino é o quadril. Quando você estiver andando pela rua, observe as pessoas andando, você irá perceber que as mulheres mexem os quadris, enquanto os homens movimentam o seu toráx ao caminharem).     



E nesta imagem dois, você consegue perceber os elementos conectados? Se não, na imagem a seguir o mistério irá terminar.


Nesta terceira imagem as coisas ficaram mais claras, logo depois deste processo, os outros elementos são compostos. Para iniciantes é recomendável o uso de imagens de referências, sites como o Pinterest são excelentes fontes de inspiração, estudo e referência para ilustradores, é altamente recomendável!


Quarta imagem: Nossa ilustração está quase concluída! Adicionamos os detalhes dos quais irá dar forma a imagem propriamente dita.  Rosto, mãos, cabelos, calça, blusa e qualquer outros acessórios...
E por fim a arte final com nanquim. Neste ponto é de sua escolha optar por finalizar à caneta "pilot"
ou da standler (esta última é a melhor em termos de qualidade), finalizar com caneta bico de pena ou pincel.  

Após a arte final realizada é então o processo de limpeza do desenho, que consiste em apagar a parte à lápis na sua ilustração. Após isso... Vem as cores e efeitos que são aplicados no Adobe Photoshop, e depois temos esta linda jovem.



Bom amigos, espero que tenham gostado deste poste, sempre é legal compartilhar as ideias, especialmente aqui. Quero agradecer a garota da foto, Larissa A. por ceder a permissão de sua imagem para desenha-la. Mais uma vez, agradeço à todos que lerem este poste! Vou ficando por aqui, amigos! Aquele Abraço!

B. F

 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário